Trilho da Rota Vicentina: o melhor da costa alentejana

O trilho da rota vicentina ou caminho histórico da rota vicentina recebeu a certificação Leading Quality Trails – Best of Europe. Ou seja, foi eleito um dos melhores trilhos da Europa pela European Ramblers Association.
A razão é simples. O trilho da rota vicentina cumpre todos os critérios de qualidade, fruto das melhorias e ajustes que têm vindo a ser feitos no trilho, nos últimos tempos. Esta rota estende-se pelo sudoeste de Portugal e inclui uma rede de percursos que acompanha aquela belíssima linha costeira.
A outra secção do Trilho dos Pescadores totalmente isolada do Caminho Histórico é a que liga Sagres a Lagos. Tem cerca de 50 km de extensão e apresenta-se como uma boa opção para quem queira conhecer a costa sul do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. É um Algarve muito diferente daquele que costuma figurar nos cartões postais.
Como o próprio nome sugere, o Trilho dos Pescadores segue quase sempre junto ao mar, utilizando os caminhos usados pelos locais para acesso às praias e portos de pesca. Mas se pensa que é um passeio à beira mar, desengane-se. O Trilho dos Pescadores é fisicamente bem mais exigente que o Caminho Histórico, pois desenrola-se ao longo de escarpadas falésias e trilhos arenosos, tendo sempre o vento costeiro como companhia. Se sofrer de vertigens, é melhor ficar-se pelo Caminho Histórico da Rota Vicentina!
Fonte: Vagamundos