Sabores do Alentejo

A gastronomia alentejana é uma das mais apreciadas em Portugal e há muitos motivos para isso. Damos-lhe a conhecer alguns dos deliciosos pratos típicos da região do Alentejo.

Carne de Porco à Alentejana

Se há receita que costuma agradar e que surpreende, é a carne de porco à Alentejana, que reúne o melhor da terra e do mar num único prato ao qual ninguém resiste. É um dos pratos mais conhecidos e apreciados em Portugal e especialmente no Alentejo.

Açorda de Bacalhau

A açorda é um dos pratos mais iónicos e típicos do Alentejo. Esta sopa, ou melhor, caldo, é feita para aproveitar os restos de pão duro, necessitando de poucos ingredientes para o preparar. Este caldo além de ser muito simples de fazer, é também recheado de sabor.

Ensopado de Borrego

Ensopado de borrego é um prato tradicional encontrado por todo Alentejo. É feito com borrego estufado, batatas cozidas e é servido sobre fatias de pão. É simplesmente divinal! A carne desfaz na boca e é acompanhada por um caldo delicioso e aromático com bom pão Alentejano.

Migas à Alentejana

Migas é o prato mais comum do Alentejo. É um prato prato muito versátil que pode ser feito de várias formas, com diferentes ingredientes. Pode ser acompanhado de uma proteína, como migas com carne, ou pode ser por si só o prato principal como no caso das migas de espargos.

Sopa de cação

De origem algarvia, a sopa de cação é também muito apreciada no Alentejo. Sabores inconfundíveis, simples, e agradavelmente reconfortantes. É uma sopa de peixe com algumas parecenças à açorda, visto que é feita com pão, mas leva também cação e ervas aromáticas, como coentros ou poejo.

Sericaia com Ameixas de Elvas

Sericaia com ameixas de Elvas é um dos doces mais icónicos do Alentejo. É um doce conventual de Elvas, do convento de Nossa Senhora da Conceição ou de Santa Clara. A sericaia é um doce húmido feito com ovos, farinha, leite e açúcar, canela e casca de limão.

pt Português
X
RESERVE ONLINE!