Ao longo dos 200 quilómetros de costa alentejana encontramos, algumas das melhores praias de Portugal, com falésias escarpadas, pequenas localidades costeiras e extensos areais de beleza estonteante.
As melhores praias de Portugal

Porto Covo

© Turismo do Alentejo
Este é o nome de uma das mais encantadoras vilas piscatórias do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Uma aldeia branca, com ruas em calçada portuguesa, o seu largo de arquitectura pombalina, a sua fortaleza e as suas famosas marisqueiras, onde a vida corre a um ritmo calmo e constante. Aos pés da aldeia e aninhadas entre as falésias encontramos a Praia Grande de Porto Covo, Praia do Banho e Praia dos Buizinhos,
Pessegueiro

© Turismo do Alentejo
De frente para a ilha do Pessegueiro encontra-se a praia com o mesmo nome. Um local deserto com vestígios de uma fábrica de salga de peixe da época romana e ao qual se chega no verão através de barcos que atravessam o canal. Windsurfistas, canoístas e mergulhadores encontraram o seu lugar neste ambiente.
Zambujeira do Mar

© Turismo do Alentejo
A foz da Ribeira da Zambujeira divide esta bela praia, localizada entre altas falésias, e que é uma das mais turísticas da costa alentejana. O festival de dança e música MEO Sudoeste, que se realiza em agosto nesta localidade, atrai jovens, que aproveitam para praticar os seus desportos preferidos e contemplar inesquecíveis vistas panorâmicas ao pôr-do-sol. Nas proximidades localizam-se algumas das mais belas praias, a saber: Praia do Cavaleiro, Praia do Carvalhal, Praia do Odeceixe e a selvagem Praia do Tonel.
Melides

© Cordon Press
Esta longa praia tornou-se popular entre as celebridades pela sua privacidade e ambiente natural, o que provocou o ressurgimento de vilas de estilo boêmio e casas de design. Melides é também conhecida pela sua lagoa de água doce que se liga ao mar, irriga os arrozais contíguos e possui uma flora e fauna privilegiadas. Ao entardecer, este local, oferece uma das melhores fotografias.
Comporta

© Turismo do Alentejo
Um enorme areal delimitado por dunas, arrozais e pelo oceano estende-se por dezenas de quilómetros ao longo da ponta sul da península de Tróia. Chama-se Comporta e faz parte da Reserva Natural do Estuário do Sado, e nela, celebridades internacionais encontraram o seu refúgio. Óptimo local para andar a cavalo e para aproveitar as ondas numa prancha de surf. Entre a Comporta e Melides, encontramos outras praias com a distintiva bandeira azul: a Praia do Pego e a Praia do Carvalhal.
Tróia

© Turismo do Alentejo
Em frente ao estuário do Sado está a península de Tróia, rodeada por uma praia infinita de 15 quilómetros de dunas, que termina na Comporta. Banhada por um mar calmo e tranquilo, dela avista-se, do outro lado do estreito, o Parque Natural da Serra da Arrábida.
Almograve

© Turismo do Alentejo
Junto à pacata aldeia de Almograve, no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, e a contrastar com esta costa rochosa e recortada, encontra-se o amplo areal em forma de concha rodeado por imponentes dunas. Depois de contemplar o Cabo Sardão, que fica a sul, há que ficar para comer peixe fresco e marisco num dos restaurantes locais.